Os colaboradores do PA Central e do PAM Barreto, ambos em Arujá, comemoraram na manhã da última quarta-feira (5), o Dia Mundial da Higiene de Mãos de forma lúdica, apresentando em forma de dança o passo a passo da higienização das mãos. A equipe organizadora do evento, coordenada pela enfermeira Simone Ruiz, do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, percorreu todos os setores das unidades de saúde e interagiu com os colaboradores com o objetivo de levar esta importante mensagem para todos os funcionários e pacientes.
“Nesta data, pessoas do mundo inteiro se mobilizam com o propósito de aumentar a adesão à higiene das mãos nos serviços de saúde, protegendo, assim, tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde contra as infecções”, disse Simone.
A higiene das mãos (com preparação alcoólica 70% ou sabonete líquido e água) é uma das ações mais eficazes para redução da transmissão de microrganismos causadores de doenças infecciosas, incluindo a COVID-19. Assim, tanto os profissionais de saúde quanto a comunidade, por meio de uma medida simples como esta, podem desempenhar um importante papel na prevenção destas infecções.