NOSSO BLOG

Acadêmicos de Medicina fazem internato na Maternidade Dalila

Foi assinado na manhã do dia 1° de fevereiro, na Maternidade Municipal Dalila Ferreira Barbosa, convênio com a Faculdade de Medicina Uninove Guarulhos, que proporcionará aos estudantes da instituição, dos últimos anos do curso, internato complementar na unidade de Arujá. A cerimônia de assinatura do convênio contou com a presença do prefeito Luís Antonio de Camargo, do secretário municipal de Saúde, Leonardo Reis, do coordenador do curso de Medicina da Uninove, doutor Caio e da diretora da Maternidade, Ivanize Santos Sousa, que também representou o Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento da Medicina (ITDM), organização social gestora da maternidade.

“É fundamental que em qualquer instituição que oferece estágio, exista receptividade e proposta pedagógica. E neste ponto, a Secretaria de Saúde de Arujá e o ITDM foram extremamente profissionais, proativos e ágeis neste projeto. O processo de ensino na prática é fundamental para o aprendizado dos nossos alunos e, neste sentido, procuramos locais com as mais diversas realidades para que os estudantes possam ter mais oportunidades de aprender. Em nome da Uninove, agradeço a todos que se empenharam para que este convênio de estágio se tornasse realidade”, ressaltou Caio César Cardoso, coordenador do curso de Medicina da Uninove, Campus Guarulhos. Segundo ele, em breve, os estudantes farão estágio no PA Central também.

Os estudantes serão sempre acompanhados de profissionais formados e experientes. “O objetivo do convênio não é apenas o complemento pedagógico, claro, isso é muito importante, mas, especialmente, a ampliação do tratamento humanizado que desejamos que ocorra em todas as nossas unidades de saúde em Arujá, devendo os alunos dar apoio e atenção às mães que procuram a maternidade e são ali atendidas”, ressaltou o prefeito Luís Antonio de Camargo.

“É a primeira vez que a Maternidade realiza um programa de internato como este. Demos um passo importante para humanizar ainda mais o atendimento e preparar os futuros médicos para a prática profissional. Estamos muito satisfeitos em acolher, ensinar e proporcionar esta experiência às nossas pacientes, que terão, a partir de agora, reforço no atendimento”, contou Ivanize Santos Souza, diretora da Maternidade Municipal Dalila Ferreira Barbosa.

Para a coordenadora médica da Maternidade Dalila Ferreira Barbosa, doutora Marinna Pacheco, a assinatura do convênio de internato é benéfica para ambas as partes. “Os alunos chegam na instituição com uma vontade muito grande de aprender as práticas da especialidade e, consequentemente, proporcionam um atendimento muito mais humanizado às pacientes”, explica.

Para Leonardo Reis, secretário de Saúde do município, trata-se de mais uma ação para melhorar o atendimento aos arujaenses. Nosso objetivo é cada vez mais humanizar o atendimento, pois acreditamos que, esta é a forma de resolver gradativamente os problemas e bem atender os pacientes”.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter